De acordo com pesquisas cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em acidentes de trânsito e 53,7% dos acidentes são causados pela negligência ou imprudência. Diante desses dados a Rodeiro não poderia deixar de fazer seu alerta, buscando uma conscientização, pois, um trânsito mais humano começa com nossas escolhas.
Cinco dicas para vocês para evitar acidentes:
- Respeite os limites de velocidade
- Ao sentir a tentação de acelerar, lembre-se que o limite de velocidade existe por algum motivo e respeitá-lo não é apenas uma questão de “levar multa ou não”, mas de segurança sua e das outras pessoas.
- Preste atenção no trânsito
- Procure focar a sua atenção no carro da frente, sinalize quando for trocar de faixa e, principalmente, nunca realize nenhuma ação pressupondo que todas as outras pessoas também respeitarão as sinalizações nas estradas.
- Nenhuma ligação é mais importante do que a sua vida
- Por mais longa que venha a ser sua viagem, procure sempre deixar seu celular no silencioso ou desligado para evitar distrações, principalmente em épocas em que o trânsito é mais intenso, como finais de semana e feriados.
- Mantenha uma distância segura dos outros veículos
- Uma boa dica para calcular a distância ideal a se manter do veículo da frente é a regra dos dois segundos. Nela, o motorista de trás deve usar um ponto de referência (como uma árvore por exemplo) na beira da estrada e ajustar sua velocidade de tal forma que demore dois segundos até que ele ultrapasse o mesmo ponto que o veículo da frente. Em caso de chuva, pista molhada ou má visibilidade, prolongue esse tempo em quatro segundos ou mais.
- Atenção às áreas de ultrapassagem
- As áreas demarcadas como inadequadas para ultrapassagem foram planejadas com base em estudos e conclusões de especialistas. Negligenciá-las pode custar mais caro do que alguns minutos economizados na viagem.
Dentro de carros existem vidas, seja um motorista consciente.